A Justiça Eleitoral informa que o cadastro eleitoral será encerrado no dia 6 de maio de 2026. Após essa data, nenhum novo pedido será aceito até a reabertura do sistema. Quem precisa tirar o título de eleitor, transferir o domicílio, corrigir dados ou resolver pendências deve procurar atendimento o quanto antes.
Entre os serviços disponíveis até o fechamento do cadastro estão primeiro título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, atualização cadastral e regularização da situação eleitoral. O atendimento pode ser feito de forma presencial nas unidades da Justiça Eleitoral.
Em Juína, o atendimento está sendo realizado na Justiça Federal, localizada na Rua Ives Ortolan, nº 509, esquina com a Avenida Bahia, no Setor Módulo 03, no prédio da Justiça Federal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
A legislação brasileira determina que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativos para analfabetos, maiores de 70 e jovens de 16 e 17 anos. No entanto, jovens a partir de 15 anos já podem solicitar o título de eleitor, desde que completem 16 anos até o dia da eleição (4 de outubro) para estarem aptos a votar.
Além da regularização do título, a biometria também pode ser feita durante o atendimento. O procedimento é rápido, gratuito e aumenta a segurança do processo eleitoral. Para isso, basta comparecer ao local com um documento oficial com foto e comprovante de residência.