A Prefeitura de Juína deu início à 2ª Gincana Lixo Zero no prédio administrativo municipal, ampliando a mobilização em torno da sustentabilidade e do descarte consciente. A ação faz parte do Programa Lixo Zero, criado pelo Departamento de Turismo.
Durante o lançamento da nova edição da gincana, foram arrecadados mais de 400 quilos de livros e apostilas, além de centenas de embalagens de cosméticos, vidros, plásticos e eletrônicos. Todo o material será destinado a associações e empresas parceiras, como forma de incentivar a economia circular e reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário.
“Esse é um momento de união. Estamos somando esforços com empresas como o Grupo Boticário, Martinello, BR Render, Lions, Rotary, Casa da Amizade, Associação Nova Conquista, Somos Todos Juína e outras instituições. Só uma servidora da prefeitura contribuiu com mais de 380 frascos de cosméticos”, destacou Thais Bergamin, assessora de Turismo. Segundo ela, qualquer morador pode participar, entregando seus recicláveis na sede da prefeitura.
A iniciativa também inclui o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Desde novembro, uma equipe voluntária tem orientado os servidores municipais sobre a separação correta dos materiais e o uso de residuários. “Todo o resíduo da cozinha, como restos de comida e borra de café, está sendo transformado em composto orgânico. Isso reduz impactos ambientais, evita mau cheiro e até contribui para a saúde e organização dos ambientes de trabalho”, explicou Edilara Leandro de Souza, que atua no projeto.
A Prefeitura de Juína reforça o convite para que a população se envolva com o Programa Lixo Zero, que além de cuidar do meio ambiente, fortalece práticas coletivas que promovem bem-estar, responsabilidade e desenvolvimento sustentável para o município.