Com o apoio da Prefeitura de Juína, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, uma delegação composta por 30 atletas embarca para Aripuanã para representar o município na 10ª edição da Copa Yawara de Judô. A competição reúne quatro cidades. Juína, Aripuanã, Campo Verde e Sorriso e será a última etapa oficial do ano para os judocas Juinense.
Os atletas selecionados participam do projeto “Mais que Atleta”, que atende crianças e adolescentes em diversas faixas etárias. A viagem conta com transporte disponibilizado pela Prefeitura, resultado da parceria entre a Secretaria de Esportes e o projeto, que tem incentivado a prática esportiva como ferramenta de inclusão social e formação cidadã.
De acordo com o secretário de Esportes, Alberto Chiavelli, o município não apenas cedeu o espaço para os treinos, como também firmou convênios para garantir apoio financeiro e logístico à equipe. “Estamos investindo porque acreditamos no poder transformador do esporte. O judô ensina respeito, disciplina e constrói futuros não só dentro, mas fora do tatame também”, destacou.
O professor Jean Carlos, responsável técnico pela equipe, reforça o papel da gestão pública na viabilização da participação dos atletas. “Essa é a segunda vez que somos convidados para a Copa Yawara e, graças ao apoio que temos recebido, estamos levando uma equipe preparada e motivada”, afirmou, agradecendo nominalmente aos responsáveis pela viabilização do transporte.
Entre os destaques da equipe está a jovem James Caroline, que pratica judô desde os sete anos, inspirada pelos irmãos. “Já ganhei umas 12 medalhas. Eu gosto muito de competir”, disse, animada com a viagem. Como ela, outras dezenas de crianças e jovens veem no esporte uma oportunidade real de crescimento e transformação.