Com foco na valorização da mulher rural, foi realizado no Distrito de Terra Roxa o 3º Encontro da Mulher Rural promovido pela Prefeitura de Juína por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. O evento reuniu moradoras da região para uma manhã de aprendizado, acolhimento e cuidado com a saúde física e emocional.
A programação contou com palestras de uma médica e uma psicóloga, que abordaram temas como saúde da mulher e os desafios da vida rural nos dias de hoje. “Queremos preparar as mulheres para o futuro, levando informação e bem-estar para quem vive e trabalha no campo. Também aproveito para agradecer a todos os parceiros, apoiadores e servidores que contribuíram para a realização desse encontro. Essa união faz toda a diferença para levar dignidade e oportunidades ao campo”, destacou o secretário de Agricultura, Adalberto Rodrigues.
O evento também abriu espaço para compartilhar experiências e oferecer momentos de troca entre as participantes. Beatriz Bertusse, moradora local, reforçou a importância da iniciativa: “A mulher do campo cuida da casa, da roça, dos filhos, e muitas vezes não tem acesso a esse tipo de orientação. Um dia como esse é acolhedor, informativo e muito necessário”.
Durante o encontro, a Prefeitura também apresentou ações e conquistas recentes, como a chegada de novos equipamentos agrícolas para atender as comunidades rurais, além do anúncio do próximo evento, que acontecerá na Gleba Filadélfia, no dia 8 de novembro, com possibilidade de entrega de títulos de propriedade para mulheres da região.
Para o prefeito Paulo Veronese, eventos como esse vão além da valorização da mulher. “É um momento de escuta, diálogo e fortalecimento da permanência das famílias no campo. A mulher rural é o esteio da casa e merece todo o nosso reconhecimento e respeito”, afirmou.