Um grupo com 20 praticantes de capoeira de Juína está se preparando para viajar até Tangará da Serra (MT), onde participará de um curso regional promovido pelo mestre Bicudo. O evento vai reunir diversas escolas de capoeira e oferecer oficinas de aperfeiçoamento técnico e cultural, valorizando a troca de experiências entre alunos de diferentes cidades.
Os participantes fazem parte do projeto Mais Que Atleta, desenvolvido pela Prefeitura de Juína por meio das Secretarias de Esporte e Educação. As aulas de capoeira são realizadas no Ginásio Municipal e nas escolas Paulo Freire e São Cristóvão, atendendo alunos de todas as idades, inclusive crianças, jovens, idosos e estudantes da Associação Pestalozzi.
“O curso ajuda nossos alunos a crescer na capoeira e também como pessoas. É uma oportunidade de aprendizado e convivência”, explicou Luiz Carlos, monitor da modalidade. A aluna Sofia Fernandes, que pratica há quase quatro anos, contou que está animada: “Fiquei nervosa, mas estou feliz de participar e conhecer coisas novas”.
O Secretário de Esportes, Alberto Chiavelli, destacou que o apoio às atividades esportivas vai além das quadras. “Além do treino, é essencial que nossos alunos vivenciem novas experiências, participem de cursos e representem Juína em outras cidades”, afirmou.
A ação também conta com a colaboração do Instituto Saberes, parceiro das atividades culturais e esportivas em Juína. “São esforços conjuntos que mostram como a capoeira deixou de ser apenas uma arte e passou a ser também ferramenta de inclusão, disciplina e cidadania”, concluiu Luiz Carlos.