A participação de Juína na Expocruz 2025, realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, representou um avanço importante para o fortalecimento econômico e turístico do município. Integrando o estande oficial do Estado de Mato Grosso, Juína ganhou destaque internacional ao apresentar seu potencial produtivo e suas oportunidades de negócios a empresários, investidores e representantes de diversos países.
Representada pela Assessoria de Turismo, setor madeireiro, Conselho Municipal de Turismo e produtores locais, a delegação juinense levou ao evento temas como ecoturismo, agronegócio, mineração e infraestrutura. “Apresentamos as nossas riquezas naturais e destacamos a necessidade de investimentos estruturais para que possamos crescer de forma sustentável”, explicou Thais Bergamin, assessora de Turismo.
Durante os dez dias de feira, que recebeu cerca de 50 mil visitantes por dia, foram realizadas trocas de conhecimento e experiências com empresários e autoridades estrangeiras. Sidnei Marcos, do setor madeireiro, destacou o impacto positivo da participação: “Levamos a força da nossa indústria madeireira e abrimos portas para futuras parcerias também no setor de mineração”.
A presença de Juína também foi valorizada pelo Conselho Municipal de Turismo, que enxergou na Expocruz um espaço estratégico para promoção regional. “Foi surpreendente ver o interesse de pessoas do mundo inteiro nos produtos e serviços que oferecemos. A feira abriu nossos olhos para novas possibilidades de negócios”, comentou Clarice Dietmann, representante do Conselho.
Para o pecuarista Ronaldo Zan, o evento reafirmou a importância do intercâmbio entre países vizinhos. “Foi uma troca de experiências muito rica. Mostramos nossas potencialidades e também conhecemos o que eles produzem. Isso fortalece os laços e fomenta nossa economia”, afirmou.