A Prefeitura de Juína, por meio da Vigilância em Saúde, realiza neste sábado, 20 de setembro, o segundo Dia D de vacinação contra a raiva animal, com 12 pontos espalhados por toda a cidade para facilitar o acesso da população. A ação é voltada para cães e gatos que ainda não foram vacinados este ano.
A vacinação é gratuita e obrigatória para animais a partir de três meses de idade, mesmo os que estejam amamentando ou prenhes. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Geane Rodrigues, o objetivo é oferecer uma nova oportunidade para tutores que não conseguiram participar do primeiro Dia D, realizado em agosto. “Estamos na reta final da campanha, que vai até 30 de setembro. Quem ainda não vacinou, pode aproveitar esse sábado”, reforçou.
Para a segurança de todos, os tutores devem levar seus animais com coleira e guia, e em caso de cães de grande porte ou com comportamento agressivo, o uso da focinheira é obrigatório. Crianças e idosos não devem ser os responsáveis por levar os animais aos pontos de vacinação. Em caso de dificuldade no manejo do animal, é possível agendar outro momento com a equipe de saúde.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Paulo José Santana, a expectativa é superar os 96,3% de cobertura alcançados no ano passado. “Nossa meta é vacinar cerca de 12 mil cães e gatos em todo o município. Já atingimos quase 90% da zona rural com a vacinação casa a casa, e agora focamos em alcançar o restante da população com esse segundo Dia D”, destacou.
A Prefeitura reforça que a vacina não é liberada para aplicação domiciliar, por isso, é necessário levar o animal até um dos pontos. Cerca de 50 profissionais de saúde estarão mobilizados para garantir a imunização segura dos animais e a prevenção da raiva em Juína.