A frota de transporte escolar de Juína ganhou um importante reforço nesta semana com a chegada de um novo ônibus, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado de Mato Grosso. O veículo faz parte de um planejamento de redimensionamento e renovação da frota escolar, que tem sido conduzido nos últimos anos, garantindo mais segurança e conforto para os estudantes.
Atualmente, cerca de mil alunos são transportados diariamente, com responsabilidade dividida igualmente entre o município e o Estado. Segundo o secretário municipal de Educação, Ericson Leandro, o novo ônibus representa mais um passo importante na renovação da frota. “Nos últimos três anos, o Estado voltou a enviar veículos para Juína. Só nesse período, já recebemos sete ônibus escolares. Isso ajuda muito a melhorar o serviço, principalmente em um município com estradas não pavimentadas, onde o desgaste é maior”, explicou.
O ônibus recebido é do modelo Iveco, equipado com ar-condicionado e avaliado entre R$ 600 mil e R$ 700 mil. Ele se junta aos outros 33 veículos já utilizados no transporte escolar e ainda passará por avaliação técnica para ser alocado na rota mais adequada, substituindo um veículo mais antigo. “É importante lembrar que, por lei, a frota precisa ser renovada a cada sete anos. Então esse investimento vem em boa hora”, reforçou Ericson.
Durante a entrega, o prefeito destacou o apoio do Governo do Estado e o compromisso com a educação. “Esse ônibus vem dentro de um pedido que fizemos, e faz parte de um planejamento estadual que contempla todos os municípios. Precisamos renovar a frota e isso está acontecendo aos poucos. Agradecemos ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Educação, Alan Porto, por esse investimento”, afirmou.
A entrega do veículo também é resultado direto da gestão compartilhada entre o município e o Estado, implementada nos últimos anos, que já garantiu outras melhorias para Juína, como a construção de novas escolas, reformas em unidades existentes, implantação de quadras cobertas e aquisição de novos equipamentos e mobiliários escolares.
Juína avança na educação