Falta apenas 1 dia para o Dia "D" de combate à dengue e à chikungunya

Data: Sexta-feira, 06/02/2015 00:00
Fonte: Fábio Ruas/ Agência Saúde

Falta apenas 1 dia para o Dia D de combate à dengue e à chikungunya. Apesar da queda de 59% nos casos de dengue no ano passado, o Ministério da Saúde vai aproveitar a data para pedir à população e aos gestores públicos que reforcem as medidas de prevenção. É o que alerta o ministro da Saúde, Arthur Chioro. "Faltam apenas 1 dia para o Dia D de mobilização contra a dengue e chikungunya.

Este sábado será muito importante para que a gente reforce a importância de permanecermos envolvidos nessa grande corrente de prevenção, com o trabalho das prefeituras de irem às comunidades, das famílias continuarem a combater os focos do mosquito nas suas casas. Mais do que nunca a prevenção é o nosso foco".

O motorista Victor Cavalcanti está atento às ações de prevenção contra dengue e chikungunya. Ele acredita que toda a vizinhança deve colaborar para eliminar os focos das doenças. "A gente sempre vira os pneus ao contrário quando tem alguma chuva ou alguma coisa que molhe para não ficar com a água parada. As plantas, sempre que são regadas a gente vira o potinho embaixo que fica a água que escorre depois da terra e tem um outro método, também, que é colocar areia para quando escorrer a água não criar aquela poça. A caixa d'água tem que ser mantido fechada. Como existe a vizinhança e é para o bem de todo mundo, eu acho que a pessoa do lado da casa... comentar com relação à prevenção do mosquito da dengue".

Amanhã dia 7 de fevereiro, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, vai anunciar a mobilização nacional contra a dengue e a chikungunya no município de Valparaíso, em Goiás.

Para combater a dengue e a chikungunya, o Ministério da Saúde repassou em janeiro mais 150 milhões de reais a todos os estados e municípios.