Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso capacita profissionais do SAMU 192

Data: Quarta-feira, 03/04/2024 07:52
Fonte: Imprensa/PMJ

Nos dias 26 e 27 de março, o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso promoveu um curso de Atendimento Pré-hospitalar destinado aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Secretaria de Saúde de Juína enviou uma equipe com enfermeiro, técnica de enfermagem e um condutor socorrista para participar do treinamento. O evento teve como objetivo aprimorar as habilidades e conhecimentos desses profissionais, buscando proporcionar um atendimento ainda mais eficaz às vítimas de trauma na região.

Durante o curso, foram abordados diversos temas relevantes para o atendimento pré-hospitalar, com foco na otimização e atualização das equipes. Destacam-se, entre os assuntos discutidos, a abordagem à Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) em vítimas adultas e infantis, Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) em adultos e crianças, técnicas de extricação rápida veicular, atendimento à vítima poli traumatizada e manejo de vítimas em estado de choque.

"Participar desse curso foi uma experiência enriquecedora e fundamental para o nosso trabalho no SAMU. As práticas e conhecimentos compartilhados nos permitem tomar decisões mais precisas e eficientes no momento do atendimento às vítimas", comenta o enfermeiro Marcel Assunção dos Santos, um dos participantes do curso.

Os participantes destacaram a importância da capacitação para lidar com situações de emergência de forma eficaz, ressaltando que as técnicas aprendidas durante o curso fornecem clareza e segurança na tomada de decisões, especialmente em ambientes controlados pela equipe multiprofissional do NEP.

Ao final do evento, os profissionais expressaram sua gratidão pela oportunidade de aprimoramento profissional oferecida pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso, reconhecendo o impacto positivo que esse conhecimento terá no atendimento às vítimas de trauma no município de Juína/MT.