Prefeitura de Juína implementa Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho para colaboradores

Data: Quarta-feira, 16/08/2023 14:42
Fonte: Imprensa/PMJ

No compromisso incessante de proporcionar um local de trabalho mais seguro e prevenir a incidência de doenças ocupacionais, os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) assumem um papel crucial dentro da Prefeitura de Juína.

A equipe do SESMT do Município tem como responsáveis técnicos: o médico do trabalho, Dr. Roldon Alfredo Fogaça, e a técnica de segurança do trabalho e coordenadora do núcleo, Jhenniffer Luana A. Zabotto. O quadro de profissionais é composto por dois técnicos de segurança do trabalho, duas enfermeiras do trabalho, um médico do trabalho e uma assistente social, todos unidos pelo compromisso com a saúde e a segurança dos trabalhadores.

As atribuições abraçadas pelo SESMT em Juína englobam:

Promover e executar ações preventivas, visando mitigar a incidência de doenças ocupacionais.

Fomentar a saúde tanto individual quanto coletiva dos trabalhadores.

Supervisionar e orquestrar programas relacionados à saúde ocupacional.

Conduzir perícias, auditorias e sindicâncias para assegurar a conformidade e a segurança no ambiente de trabalho.

O núcleo encontra-se na etapa final de vários projetos, incluindo programas de imunização em vias de implementação. Além disso, estão sendo estabelecidas normativas a fim de proporcionar uma compreensão mais aprofundada dos procedimentos de segurança no local de trabalho para os servidores, e acompanhamento e monitoramento de saúde através dos exames periódicos que começou a ser implantando em dezembro de 2022.

A coordenadora do núcleo, Jhenniffer Luana, ressalta que as informações referentes às perícias e aos processos correlatos podem ser acessadas no site oficial da prefeitura, na seção "Documentações SST".

“Um componente vital do trabalho do SESMT é a avaliação in loco dos postos de trabalho. Por meio de visitas regulares, o núcleo identifica oportunidades de aprimoramento e alinhamento com as Normas Regulamentadoras (NRs), visando a constante melhoria do ambiente profissional”, explica Jhenniffer.

Em resumo, o SESMT do Município de Juína se preocupa e cuida da promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, moldando um ambiente laboral mais protegido e saudável para todos. As ações da SESMT fazem parte de uma política de valorização dos servidores, desenvolvida pela atual gestão, que tem buscado estratégias para tornar a rotina de trabalho cada vez mais ágil e confortável, além de garantir segurança previdenciária dos servidores.