Lar dos Idosos recebe veículo adaptado para promover inclusão e mobilidade

Data: Terça-feira, 01/08/2023 15:32
Fonte: Imprensa/PMJ

O Lar dos Idosos recebeu uma van especialmente adaptada para facilitar o dia a dia dos idosos residentes. O prefeito Paulo Veronese destacou a significância desse momento para os idosos residentes no Lar em Juína.

“Esse veículo é fruto de uma força-tarefa entre a assistência social e o apoio do fundo do idoso, sendo adquirida com sucesso, garantindo a aprovação e contrapartida do município para cobrir o valor total de R$ 285.000,00”, explicou Paulo Veronese.

Alessandro Barbosa, secretário de assistência social, ressaltou a importância desse veículo para o transporte dos 22 idosos que residem atualmente no lar.

“Muitos deles ainda realizam atividades como ir a bancos e fazer compras. Com a van adaptada, todos terão acesso à locomoção, incluindo aqueles que são cadeirantes, promovendo, assim, a inclusão de todos os residentes”, ressaltou o secretário.

A coordenadora do "Lar dos Idosos", Selma Pereira Flores, manifestou sua satisfação com a aquisição da van, destacando a importância da iniciativa, pois antes, solicitar o transporte para um idoso cadeirante implicava depender do veículo do centro de reabilitação, que nem sempre estava disponível. Agora, com a chegada da van moderna, essa preocupação é superada, atendendo de forma mais eficiente às necessidades dos idosos.

O momento de entrega contou com a presença da senhora Neide Gobati Calça, presidente do conselho municipal dos direitos da pessoa idosa. Ela expressou sua satisfação pela espera valer a pena, já que, embora os idosos recebessem cuidados adequados no lar, o veículo proporcionará a eles a oportunidade de realizar passeios e pequenas viagens. Essa experiência permitirá que mantenham contato com o mundo social fora do lar, amenizando a tristeza da vida sem o convívio familiar.

Com a nova van adaptada, o "Lar dos Idosos" de Juína se torna um exemplo de cuidado e inclusão, proporcionando aos seus moradores uma qualidade de vida melhor e maior integração com a comunidade ao seu redor.