Atendimentos da equipe do Ônibus do Hospital do Câncer beneficiam mais de 370 pacientes em Juína

Data: Segunda-feira, 17/07/2023 07:22
Fonte: Imprensa/PMJ

Na última quinta-feira (13), a equipe do Hospital do Câncer de Mato Grosso prestou atendimento a quase 400 pacientes, abrangendo diversas especialidades médicas, como mastologia, urologia e bucomáxilo. Além disso, foram realizados exames de mama, preventivo do colo uterino e PSA (Antígeno Prostático Específico). As equipes de profissionais dedicaram-se a fornecer informações importantes sobre a prevenção do câncer. A participação valiosa de vários voluntários foi fundamental para o sucesso desse processo.

“Essa parceria é estabelecida com os municípios que já colaboram com o Hospital de Câncer. A equipe chamada "Laço e Abraço" é responsável por organizar leilões e eventos cuja arrecadação é destinada ao investimento no hospital. A população participa desses leilões, e todas as doações e recursos obtidos são enviados para o hospital. A Estância Bahia assumiu a tarefa de criar um ônibus especial, e todos os municípios parceiros de Mato Grosso uniram-se à ideia, promovendo leilões cujos fundos foram direcionados para a criação dessa unidade móvel. Com a colaboração de todos, conseguimos construir essa unidade móvel para oferecer atendimento à população de Mato Grosso", explica Ana Paula Rodrigues, coordenadora da campanha de prevenção do Hospital de Câncer de Mato Grosso.

O ônibus proporciona um acesso mais fácil para os pacientes, o que tem um impacto positivo. Sua chegada, com uma tecnologia diferenciada, é de extrema importância, possibilitando que pessoas de outras cidades tenham acesso ao hospital do câncer de uma forma mais fácil, evitando deslocamentos complicados.

"Gostaria, portanto, de expressar meu agradecimento e parabenizar a Secretaria de Saúde, o hospital presente, a Associação das Mulheres Rotarianas e o prefeito Paulo, que demonstra constantemente abertura para ações como essa, que contribuem e somam esforços em benefício da comunidade", diz Robson Amorim, chefe de gabinete.

Eli Santos, paciente atendida pela equipe médica do ônibus, expressa sua gratidão e elogia todos os profissionais que a atenderam com entusiasmo. "Gostaria de elucidar o quanto esse trabalho é verdadeiramente admirável. A população é abençoada por receber esse tipo de assistência, e é extremamente gratificante ver o impacto positivo que ele traz. Juína é uma cidade pela qual sou imensamente grata e tenho apenas elogios para o posto de saúde do módulo 4, onde sou atendida. As pessoas que trabalham lá são excelentes e realmente se dedicam ao cuidado dos pacientes.  Parabenizo a administração e a gestão por todo o trabalho realizado", afirma.

O Hospital do Câncer é uma referência extremamente resolutiva para a população. A chegada desse ônibus é um presente valioso para toda a sociedade de Juína, que coopera e apoia constantemente essas instituições e parcerias tão importantes.

"Foi ótimo ver as entidades e nossa equipe de saúde trabalhando juntas. Tivemos uma assistente social colaborando diretamente com nossa equipe, o que resultou em encaminhamentos para avaliação em Cuiabá de 77 pacientes. Fiquei feliz por conseguirmos melhorar o acesso, realizando prevenção e agilizando o processo para muitos pacientes. O Hospital de Câncer também fez um excelente trabalho ao atender mais de 373 pacientes em um dia. Conseguimos alcançar nosso objetivo principal, que era a prevenção", relata Marcela Américo, Secretária de Saúde.

Segundo relatório emitido pela Secretaria de Saúde, foram realizados 45 exames de CCO, 50 exames de mamografia, 100 consultas avaliativa de pele, 60 consultas de mama, 43 consultas de buco, 75 consultas na especialidade de urologia, totalizando 373 pacientes atendidos pela equipe.