Assistência Social promove capacitação para agentes e equipe técnica

Data: Segunda-feira, 15/05/2023 15:49
Fonte: Imprensa/PMJ

Agentes de saúde e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social em Juína, participaram de uma capacitação com o objetivo de aprimorar o atendimento às famílias cadastradas no programa Ser Família, que vai beneficiar cerca de 630 famílias juinenses com o valor de 220 reais a cada dois meses.

Segundo o secretário de Assistência Social de Juína, a capacitação dos agentes e técnicos é fundamental para garantir um atendimento de qualidade às famílias cadastradas no programa.

“O programa passou por uma reformulação e por isso esse treinamento fez-se necessário. Os cartões serão entregues às famílias a partir do dia 15, mas a equipe já está passando por esse treinamento para garantir um atendimento de excelência, e com maior frequência às famílias beneficiadas”, explica Alessandro Barbosa.

O programa Ser Família tem como objetivo garantir o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade a serviços básicos, como saúde, educação, assistência social e segurança alimentar. Para isso, conta com a atuação de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de diferentes áreas.

De acordo com o Decreto Nº 219 de 4 de abril/2023 o Programa Ser Família prevê o pagamento de verba indenizatória para custeio a ser destinado para os auxiliares de referência cadastrados no programa que são: Agentes comunitários de Saúde, Agente de endemias, técnicos de referência de nível superior: Assistente Sociais e psicólogos da rede socioassistencial. A verba indenizatória, ou auxílio alimentação para os auxiliares é na forma de cartão no valor de R$ 220,00 e para os técnicos de referência será no valor de R$ 300,00, ambos bimestrais. Essa equipe de referência está responsável pelo acompanhamento das famílias beneficiárias de modo que as mesmas possam acessar serviços intersetoriais.

Com a capacitação, espera-se que os agentes de saúde e a equipe técnica da secretaria de Assistência Social estejam cada vez mais preparados para atender às demandas das famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar dessas comunidades.