MTur e UFRN abrem inscrições para curso de Turismo Responsável

Data: Segunda-feira, 15/05/2023 07:37
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abrem as inscrições para o curso de Turismo Responsável. A iniciativa visa capacitar gestores públicos e privados de turismo nas esferas municipal, estadual e federal, e também empresários da hotelaria, empreendedores, consultores, profissionais, estudantes, e prestadores de serviços turísticos.

O curso é 100% gratuito e será oferecido na modalidade à distância (EAD), abordando as boas práticas de turismo responsável, com foco em sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. A qualificação dura 60 horas e está dividida em três módulos, com 20 horas cada um. Saiba o que você vai estudar em cada módulo:

Turismo Sustentável - Este módulo aborda: Turismo Sustentável e de Turismo Responsável. Turismo e Agenda 2030. Certificações e premiações em Turismo Sustentável. Gestão do Turismo Sustentável em empreendimentos e atrativos turísticos. Boas práticas em Turismo Sustentável.

Turismo de Base Comunitária - Este módulo aborda: Povos e comunidades tradicionais no Brasil. Fundamentos do etnodesenvolvimento e etnoturismo. Turismo, valorização do patrimônio cultural e desenvolvimento local. Turismo de Base Comunitária (TBC): conceito, princípios e diretrizes. Orientações para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária. Especificidades do desenvolvimento do TBC em terras indígenas; boas práticas nacionais e internacionais de Turismo de Base Comunitária.

Segurança Turística - Este módulo aborda: Segurança Turística - definições conceituais e técnicas. Diálogos entre o Turismo Responsável e a Segurança Turística. Segurança Turística para Gestores. Segurança Turística e os eixos de atuação do Programa Turismo Seguro. Boas práticas de Segurança Turística no Brasil. Marcos legais de Segurança Turística. Turismo Seguro no Brasil: cenários e perspectivas.

O Processo Seletivo Simplificado para o curso obedecerá ao seguinte cronograma:

Realização das inscrições on-line: até 31/05/2023

Divulgação do resultado: 15/06/2023

Início das aulas: 03/07/2023

Encerramento das aulas: 31/08/2023

Para esclarecimentos de dúvidas e informações adicionais, entre em contato através do e-mail brasilnossapraia@gmail.com.

PARCERIA - O curso de Turismo Responsável é uma realização do Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito do Projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, que tem como objetivo orientar a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade.

Acesse a matéria completa com os links para edital e inscrições através do endereço abaixo: