CULTURA AFRO

Data: Quinta-feira, 20/11/2014 00:00
Fonte: CASA DA CULTURA

Novembro é considerado oportunidade de reflexão sobre o papel dos negros e negras na construção do país. Em outras palavras, o Secretario Municipal de Educação e Cultura Professor Ericson Leandro , através do Departamento de Cultura homenageiam a “CULTURA  AFRO”.  Além disso, a contribuição dos negros na construção da sociedade brasileira é evidente. É possível notar sua influência desde simples superstições até o modo de viver do brasileiro. O cantar, o dançar, o sentir, o produzir e até mesmo o refletir foram características legadas por meio dos negros. Essa grande influência teve início a partir do tráfico negreiro, em que milhões de africanos foram forçados a sair de seu continente de origem para exercer trabalho escravo no Brasil.                                                                                                                                                                Conclui-se nesse contexto, que a histórica do povo africano é rica, e que apesar da aculturação, do sofrimento, e das grandes batalhas por direitos, os negros se tornaram um fator preponderante na construção do Brasil de hoje. E apesar da necessidade de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento social, econômico e política da comunidade brasileira, o negro foi e sempre será um dos alicerces dessa nação.