Prefeitura de Juína executa Programa Saúde na Escola com ações de orientação e prevenção

Data: Sexta-feira, 14/04/2023 14:25
Fonte: Imprensa/PMJ

A Prefeitura de Juína, através da Secretaria de Saúde, está executando o programa intitulado "Saúde na Escola", que tem como objetivo levar ações relacionadas à saúde para dentro do ambiente escolar, facilitando o acesso dos alunos aos profissionais da área.

A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira (14) na Escola Municipal Maria Hilda Panas. O objetivo do projeto é realizar palestras, orientações, e uma avaliação inicial da condição odontológica dos alunos, além de fornecer informações sobre a escovação correta, o uso do fio dental, a importância de visitas regulares ao dentista, entre outras dicas.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica das Unidades Básicas De Saúde, Karina Ferrari, a iniciativa visa conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para prevenir doenças.

“Ficamos felizes de conseguir executar esse programa e levar essas atividades para dentro das escolas, promovendo a saúde o bem-estar de nossos estudantes. Essa parceria entre saúde e educação nas escolas é de extrema importância, pois trata de temas relevantes sobre prevenção”, finalizou Karina.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O PSE (Programa Saúde na Escola) é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a Promoção da Saúde e prevenção de doenças entre os estudantes brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. Todas as ações do programa são possíveis de serem realizadas, nos municípios cobertos pelas equipes do Saúde da Família. Na prática, o que ocorre é a integração das Redes de Educação e do Sistema Municipal de Saúde.