Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Campanha Páscoa Solidária: doadores de sangue concorrem a um ovo de chocolate

Data: Terça-feira, 28/03/2023 14:34
Fonte: Imprensa

A Páscoa tem, entre os seus significados, o renascimento e a renovação de esperanças. E esse significado traduz o mesmo propósito de quem é doador de sangue, trazendo esperança de vida às pessoas que estão em tratamento e dependem desse precioso componente vital. Uma única doação pode salvar até quatro vidas!

No intuito de incentivar a população juinense a doar sangue, a UCT de Juína iniciou a campanha “Páscoa Solidária”, que vai sortear um ovo de chocolate da Cacau Show, entre aqueles que doarem sangue até o dia 06 de abril.

“Convocamos a população para nos apoiar nessa campanha e incentivar seus amigos e familiares a se tornarem doadores.  O procedimento inicial é um cadastro rápido, fazemos um exame de sangue para ver se o doador está com anemia ou se não está em condição adequada para doar, após a liberação ele passa para a triagem clínica, onde é aplicado um questionário para enquadramento como doador de sangue, aí coletamos amostras de sangue que são enviadas para Cuiabá e Mato Grosso do Sul e após a liberação desses dois laboratórios, aí sim essa bolsa é liberada para uso nos hospitais e unidades de saúde”, explica a coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão, Leandra Pereira.

Horário de atendimento da UCT

A equipe recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. A UCT está localizada na Avenida Ives Ortolan, Módulo 03.

Critérios para doação de sangue 

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.