Prefeitura de Juína segue com vacinação bivalente contra Covid

Data: Quinta-feira, 23/03/2023 10:35
Fonte: Imprensa

A Prefeitura de Juína, por meio da Secretaria de Saúde, continua a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. Fazem parte do grupo contemplado nessa fase: população imunossuprimida, idosos a partir de 60 anos de idade, juinenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais; gestantes e puérperas; profissionais da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A vacina está disponível apenas para quem completou o ciclo básico com duas doses há pelo menos 4 meses.

“O objetivo é vacinarmos o maior número possível de pessoas, enquanto durar o estoque deste imunobiológico. Esse imunizante oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante predominante no momento”, reforça a enfermeira e coordenadora da rede de frio, Nilza Nobre.

Além da bivalente, as vacinas monovalentes, aplicadas até o momento, seguem sendo ofertadas nas unidades de saúde para o público geral.

“Nós fazemos um apelo à população para que procure a Unidade de Saúde para atualizar o esquema vacinal. Precisamos continuar nos cuidando e nos protegendo contra o vírus da Covid-19”, reforça a secretária de saúde, Marcela Américo.

A secretaria de saúde ressalta que existe um cronograma de abertura das vacinas nos postos de saúde, que pode ser acessado abaixo. Ao procurar a Unidade de Saúde o paciente deve levar o documento pessoal e cartão SUS.