Janeiro Roxo: Secretaria de saúde inicia campanha de conscientização sobre a Hanseníase

Data: Quarta-feira, 11/01/2023 08:39
Fonte: Imprensa

Em janeiro de 2023 está sendo realizada a campanha anual de combate à Hanseníase, mês intitulado como “Janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país. O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, investindo na sensibilização dos profissionais de saúde da rede de atenção básica para a suspeição do diagnóstico e na divulgação dos sinais e sintomas para a população.

“As equipes das Unidades de Saúde são capacitadas constantemente para receber os agravos e atender à população, em especial nesse mês de janeiro, que é um mês voltado para conscientizar sobre o que fazer quando perceber os sintomas da Hanseníase e como lidar com a doença”, explica a secretária de saúde, Marcela Américo.

A dermatologista, Dra. Silvana Sperandio, explica que quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais eficaz será o tratamento.

“A transmissão ocorre pela via respiratória, durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. Lembrando que ao iniciar o tratamento medicamentoso, o paciente deixa de transmitir a doença”, ressalta, a dermatologista.

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos que são dispensados gratuitamente nas Unidades de Saúde do município.

“Caso você identifique algum tipo de dormência, sensação de formigamento, dores nos nervos, orientamos que procure a Unidade de Saúde, que tem a equipe capacitada para fazer o diagnóstico e se necessário, o tratamento da doença”, disse o fisioterapeuta, Pedro Salvador Neto.

Juína conta também com o AAER (Ambulatório de Atenção Especializado Regionalizado), com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, fisioterapeuta, farmacêutica e enfermeira, que auxilia as Unidades de Saúde no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com hanseníase.