IBGE segue realizando o Censo em Juína

Data: Segunda-feira, 09/01/2023 13:41
Fonte: Imprensa

O prefeito de Juína, Paulo Veronese, reforça que a equipe de recenseadores do IBGE continua realizando o censo em nossa cidade e o trabalho deles é essencial para o planejamento adequado e real das políticas públicas municipais, estaduais e do país. Além disso, o número total de habitantes de uma cidade interfere inclusive no repasse de verbas dos Governos Estaduais e Federais.

Por isso, atenda bem a equipe e responda as perguntas!

Importante:

1 - As perguntas são simples e rápidas.

2- Não é pesquisa política / eleitoral.

3- As perguntas/respostas não interferem nos benefícios recebidos.

4- Suas respostas são sigilosas.

5- A equipe está totalmente uniformizada → você pode conferir a identidade do recenseador pelo QR Code do crachá.

A pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil

Em campo desde 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo, 183 mil recenseadores estão trabalhando na campanha, cuja data de encerramento está agendada para o dia 31 de outubro de 2022.

Qual a utilidade do Censo realizado pelo IBGE?

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

Precisamos da sua ajuda para a conclusão do Censo 2022

O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Até a penúltima semana de setembro, cerca de 89 milhões de brasileiros (algo próximo de 40% da população) foram recenseados. No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira. Para se ter uma ideia, durante o último Censo, realizado em 2010, 92 milhões de pessoas foram recenseadas apenas no primeiro mês da operação, número equivalente a 48% da população no período.