Levantamento mostra alto índice de infestação do mosquito da dengue em Juína

Data: Sexta-feira, 04/11/2022 16:21
Fonte: Imprensa

A Prefeitura de Juína, por meio do trabalho dos agentes de combate a endemias, finalizou o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2022. O objetivo é apurar o Índice de Infestação Predial (IIP) do Município, para direcionar ações de combate ao vetor.

“Os resultados do LIRAa nos direcionam para um estado de alerta por estarmos no alto risco com IIP 7%. Por isso precisamos fazer um apelo a população, porque temos foco em toda a cidade e precisamos que todos se conscientizem para eliminar esses focos”, enfatizou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Geaine Rodrigues.

Nesse levantamento, os bairros com maiores índices foram: módulo cinco, módulo seis e setor industrial. Aproximadamente 60% dos focos foram encontrados em lixos domésticos.

“Essa é uma ferramenta de planejamento muito importante, para que as ações de controle sejam reforçadas nos locais onde há maior incidência do vetor. A equipe técnica da Vigilância está preocupada com os resultados, e pede a cooperação dos moradores para que ajudem nesse combate ao mosquito”, destaca Marcela Américo, secretária de saúde do município.

Paulo Santana, coordenador da Vigilância Ambiental, explica que a colaboração da população é primordial para eliminar os criadouros do mosquito.

“Nós pedimos aos moradores que faça o dever de casa. Tire o lixo do quintal, faça uma vistoria nas calhas e caixa d’agua, enfim, tudo aquilo que acumula água parada precisa ser eliminado”, explica Paulo.