Secretarias somam esforços pela busca ativa de crianças e adolescentes longe da escola

Data: Quinta-feira, 29/09/2022 10:02
Fonte: Imprensa/PMJ

A Secretaria de Educação de Juína aderiu ao programa de Busca Ativa Escolar em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de combater a evasão escolar de crianças e adolescentes das escolas municipais.

“Nós temos trabalhado em parceria com outras secretarias para fazer essa busca aos estudantes que não estão frequentando a escola de modo regular. O objetivo é identificar o motivo pelo qual o aluno não frequenta está faltando e viabilizar os meios para o retorno desse estudante ao ambiente escolar”, explica o secretário de educação, Ericson Leandro.

De acordo com a supervisora do Busca Ativa no município, Daniella Sabatine, essa busca tem o intuito de ajudar e não penalizar os pais ou alunos.

“Nosso objetivo é não deixar nenhum estudante para trás, desta forma, pedimos que a sociedade colabore com a gente, ligando ou procurando a Secretaria de Educação e informando o motivo da ausência do aluno”, afirmou.

O Programa Busca Ativa Escolar

A intenção do programa é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Como entrar em contato

Você pode ajudar a Secretaria de Educação a identificar as crianças e adolescentes que estejam fora da escola. Informe através dos números: 66 99282-6073 ou 66 99232 6047.