Escola Municipal de Juína conquista prêmio em Festival de Teatro promovido pela PRF

Data: Sexta-feira, 16/09/2022 20:00
Fonte: Imprensa/PMJ

A Escola Municipal Maria Hilda Panas, representou o município de Juína no FETRAN - Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, em edição realizada em Colniza. Com o tema “Brincadeira sim, distração não”, a equipe de teatro da escola conquistou o segundo lugar no evento.

“É uma grande vitória para a escola. Montamos todo o projeto, fizemos a inscrição, com o apoio da Smec conseguimos levar a equipe para Colniza, e fomos agraciados com o segundo lugar”, disse a diretora da escola, Ana Paula Acosta Dias.

Além do troféu e medalha de participação, a escola venceu na categoria de ator revelação, com o aluno Frederico. O texto da peça foi construído com a ajuda da bibliotecária da escola, Eliana Dias, que falou com alegria da conquista do prêmio.

“Nós queríamos concorrer com um texto inédito, então construímos o roteiro baseado no que os alunos vivenciam no bairro, com a ajuda e ideias deles. É um orgulho ver o potencial desses alunos sendo desenvolvido”, declarou Eliana.

O FETRAN

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, utiliza as artes cênicas como instrumento para, de forma lúdica, didática e criativa promover o conhecimento das interações do trânsito e seus desafios, buscando sensibilizar crianças, adolescentes e jovens quanto à necessidade de se tornarem cidadãos mais comprometidos com a segurança no trânsito, bem como fomentar os princípios éticos de cidadania, fazendo com que o tema seja debatido por alunos e professores das escolas públicas e particulares em todas as unidades da federação, fortalecendo a conscientização, a mudança comportamental e, consequentemente, a redução dos acidentes em prol da construção de uma cultura de paz no trânsito.

Por meio de parcerias entre a PRF, secretarias de educação e escolas, o FETRAN destina-se a estudantes devidamente matriculados no sistema regular de ensino, das escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio bem como do programa Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projetos Sociais.

Atualmente, no Mato Grosso, o festival é realizado em seis etapas regionais e uma etapa estadual. Os alunos dos espetáculos vencedores das etapas regionais concorrem na capital do estado. As quatro categorias são premiadas com medalhas e troféus, e, desde 2005, com uma viagem cultural à Brasília, onde realizam as apresentações teatrais em evento na Sede Nacional da PRF.