Agosto dourado: Secretaria de Saúde planta mudas de Ipês, árvore símbolo da campanha

Data: Segunda-feira, 29/08/2022 16:06
Fonte: Imprensa/PMJ

A Secretaria de Saúde se encaminha para o encerramento da Campanha Agosto Dourado promovendo o plantio simbólico de um ipê amarelo em cada Unidade Básica de Saúde do município. A árvore é símbolo do aleitamento materno, que gera resistência e proteção aos recém-nascidos.

A ação foi realizada nesta segunda-feira (30), e contou com parceria da Secretaria de Agricultura, que fez a doação das mudas, e do Escritório Regional de Saúde.

“É uma parceria que vai gerar frutos para o futuro, assim como o aleitamento materno. Essa é uma, entre tantas outras atividades, que nossa equipe desenvolveu neste mês através da campanha Agosto Dourado. Agradecemos aos parceiros que nos ajudaram a tornar os projetos uma realidade”, disse a secretaria de saúde, Marcela Américo.

Agosto Dourado

O objetivo da campanha é mostrar para a população a importância do aleitamento materno como parte da boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades, por meio da rede de apoio ao aleitamento materno para que possam articular ações e fortalecer a capacidade de atores e sistemas para mudanças transformacionais.

A campanha defende ainda que o leite materno é adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. Além de promover o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, proporcionando segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida e contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.