Diretora da UPA faz visita técnica à Complexo de Saúde visando implantação do Núcleo de Segurança do Paciente

Data: Terça-feira, 02/08/2022 09:45
Fonte: Imprensa/PMJ

Com vistas a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) na UPA 24h de Juína, a diretora administrativa, Leila Jussara Berlet,  fez uma visita técnica ao Complexo Estadual de Saúde da Penha – Hospital Estadual Getúlio Vargas e UPA Penha 24h no Rio de Janeiro, no intuito de conhecer na prática os pormenores dos processos de implementação do Núcleo de Segurança do Paciente, demonstrando assim o compromisso e planejamento institucional em sistematizar as práticas que podem incorrer em maiores riscos aos pacientes.

“Eu enviei uma solicitação via Secretaria de Saúde para o diretor geral da instituição, que autorizou a visita técnica, e conheci então os processos para implantar com segurança o núcleo aqui na UPA 24h. Gostaria de agradecer a coordenadora do NSP, Juliana, e os coordenadores Marnio e Daniele Madureira, por compartilhar seus conhecimentos, que estão sendo valiosos para esta fase de implementação do Núcleo na UPA.”, ressaltou Leila Jussara.

Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)

É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intra-hospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.