Ação na Feira Municipal alerta sobre violência contra pessoa idosa

Data: Sexta-feira, 17/06/2022 10:11
Fonte: Imprensa/PMJ

Para reforçar a importância do combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, uma ação de panfletagem foi realizada na Feira Municipal, nesta quarta-feira, 15. Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) - em parceria com a Pastoral do Idoso, Associação dos Idosos, CRAS, CREA entre outras instituições - a ação marcou o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A coordenadora do CRAS, Luziene de Souza Martins, destacou o gesto de mobilização representado pelo evento.

“Os trabalhos para promover a campanha começaram no dia 13 de junho e seguem até o dia 15 do próximo mês. É a primeira campanha sobre esse assunto em Juína, e já aproveito de antemão para agradecer a todos os parceiros que têm feito acontecer essas atividades”, finalizou Luziene.

A ação faz parte da campanha Junho Violeta, que visa conscientizar as pessoas sobre todo tipo de violência que pode ser cometida contra a pessoa idosa, e orienta como proceder para efetuar a denúncia.

“Já estivemos na Câmara Municipal para falar sobre a campanha, hoje estamos realizando essa ação na Feira e pretendemos dar continuidade nas escolas também. Nós precisamos levar essa campanha educativa para toda a sociedade, para que aprendamos a cuidar e respeitar nossos idosos”, declarou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Neide Calça.

Junho Violeta

Para dar aos idosos respeito e proteção, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho, com a campanha de conscientização. As ações visam ampliar a conscientização em relação à violência contra idosos em suas várias formas, como a violência física, a exemplo abuso e maus-tratos físicos, violência por negligência ou abandono, violência econômica praticada por familiares ou pessoas conhecidas, que se apropriam do dinheiro e dos bens adquiridos pelo idoso durante a vida.

Onde denunciar

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou CREA 3566-1953.