Casos de acidentes de trânsito lotam unidades de saúde em Juína

Data: Quinta-feira, 02/06/2022 09:49
Fonte: Imprensa/PMJ

Nos últimos dias o Hospital Municipal de Juína e a UPA têm recebido um número maior de pacientes na urgência e emergência do setor de trauma, motivo que tem levado a uma superlotação. Para se ter uma ideia, no primeiro dia de junho, as duas unidades receberam cerca de 30 pacientes vítimas de acidentes de trânsito nas ruas da cidade e região.

A secretária de saúde, Marcela Américo, alerta para o volume de acidentes de trânsito em nosso município, que têm números cada vez maiores de vítimas e ressalta que a imprudência continua sendo um forte fator para esse número crescente.

“Nós estamos entrando no período da seca, as estradas estão boas e nesse sentido é preciso ter cautela e cuidado, para que o número de acidentes não aumente, gerando uma superlotação no sistema público de saúde”, explica a secretária.

Infelizmente essa é uma dura realidade em todo o país. Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura, o número de acidentes, no ano passado, foi de 632.764 registros. O equivalente a 72 incidentes por hora no Brasil.

“Hoje no hospital municipal nós temos 70 leitos de internação que estão ocupados diariamente, já que atendemos demanda de toda a região, porém, grande parte desses leitos estão ocupados por casos de ortopedia, consequência de situações externas que podem ser evitadas. Então, pedimos aos motoristas que reduzam a velocidade, dirijam com cuidado e cautela, e se fizerem uso de álcool que evitem conduzir veículos”, finaliza Marcela.