Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Brasil enfrenta escassez de testes para a Covid -19

Data: Sexta-feira, 21/01/2022 10:53
Fonte: CNN Brasil e Portal G1

Estados do Brasil inteiro vem enfrentando uma escassez de testes para Covid-19, e o cenário no Mato Grosso infelizmente, não é diferente. O estado tem encontrado dificuldades para adquirir os testes devido ao aumento exponencial da demanda. Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostrou que o número de testes de Covid-19 feitos nas farmácias do país bateu o recorde diário, com 86,3 mil exames realizados no dia 12 de janeiro.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou que, assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames. A recomendação da associação é de que os laboratórios priorizem a testagem em pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais.

A Abramed recomenda, portanto, que pessoas sem sintomas, ou com sintomas leves – mesmo que tenham entrado em contato com infectados – que se isolem, ainda que sem testagem.