Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

Integrantes da Sema realizam visita técnica em Juína

Sexta-feira, 19/11/2021 15:55
Assessoria de Imprensa/PMJ

O manejo florestal ajuda a garantir a produção de madeira por tempo indefinido, trabalha com a redução do desperdício dos recursos naturais e aumenta a produtividade. Com o intuito de conhecer como funciona a coleta de dados em campo do manejo florestal, a exploração e o transporte da madeira, a equipe de desenvolvimento de sistemas da Sema (Secretaria do Meio Ambiente) esteve presente no município de Juína esta semana para uma visita técnica.

O órgão está implantando um novo sistema, o Sisflora II (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais) com rastreabilidade e cadeia de custódia, por isso a visita à campo foi solicitada.

“O estado de Mato Grosso vem desenvolvendo esse sistema desde 2017 e estamos trabalhando para implementação, por isso trouxemos a equipe técnica para conhecer a realidade de campo”, finalizou a engenheira florestal e superintendente da Sema, Sueli de Fátima.

A visita contou com integrantes da Sema, Simno e Cipem.

“O Cipem é a instituição que representa o setor de base florestal do estado de MT, ele congrega oito sindicatos da pasta florestal, é responsável por 100% da produção, da comercialização, e principalmente da organização do manejo florestal sustentável que sempre foi muito importante e vai continuar sendo. A floresta de pé traz inúmeros benefícios pra gente, como o sequestro do carbono, a manutenção da biodiversidade, além de regular a condição climática”, ressaltou o diretor do Cipem, Valdinei Bento dos Santos.

O setor de base florestal hoje, oscila entre a terceira e quarta economia do estado de Mato Grosso, o prefeito municipal falou da importância da visita técnica e da parceria entre os órgãos, que beneficia a região.

“Agradecemos a iniciativa, e estamos felizes com a visita de toda equipe que vem trazer benefícios e crescimento para todo setor de base florestal na nossa região”, falou Paulo Veronese.

 

Redação: Angelica Maria

 




Valdeir Silva/PMJ

Valdeir Silva/PMJ

Valdeir Silva/PMJ

Valdeir Silva/PMJ

Valdeir Silva/PMJ

Valdeir Silva/PMJ

Valdeir Silva/PMJ