FUTURAS MAMÃES PARTICIPAM DE ENCONTRO DO AGOSTO DOURADO EM JUÍNA

Data: Segunda-feira, 23/08/2021 09:54
Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ

A programação ocorreu no Oratório Vasco Papa no bairro Palmiteira na última semana, a reunião com várias mulheres gestantes, foi um momento de orientações e descontração para as futuras mamães.

O médico Dr Rodrigo Coelho que trabalha na comunidade ressaltou a importância da atividade.

“Realmente muito bom, estamos agora no agosto dourado, é muito importante mostrar para elas que é normal as mudanças e os cuidados antes, durante e pós gestação, da amamentação e cuidados com as crianças nos primeiros meses de vida”, frisou.

A enfermeira Laune Barbara, lembrou que como ocorre em outros meses dos anos que sempre tem um tema a ser lembrado, o mês de agosto trata sobre os benefícios da amamentação.

“Nós temos por exemplo janeiro roxo para o combate a hanseníase, o setembro amarelo de combate ao suicídio e depressão, temos também o agosto dourado, então nesse mês o Brasil, e a secretaria de saúde incentiva o aleitamento materno, amamentação é tão importante tanto para o bebê quanto para a mãe”, lembrou.

A coordenadora da Atenção Básica em Juína informou que foi feito um atendimento diferenciado para as gestantes, sobre alimentação saudável, os cuidados de higiene bucal e todos os passos da amamentação.

Janaina Muffato, dentista, apontou a importância do pré-natal odontológico.

“É para que as mães sejam orientadas para que desde o dia que ela fique sabendo da gestação até após nascimento do bebê, para que a gente possa cuidar do recém-nascido até a idade adulta”.

Dona Lindonéia Castro Xavier é uma agricultora e mãe de uma das gestantes que participou da programação, ela falou de sua satisfação pelo atendimento oferecido pela saúde no município.

“Estou muito contente com o atendimento tanto na saúde como lá no hospital, é muito bom, a médica que nos atende tanto a Flávia como a outra, elas nos atende super bem, eu que estou com uma gestante que acompanho, ela é  minha filha, está no final de gestação, então assim, é gratificante eu tenho gratidão pela  enfermeira do PSF daqui do nosso bairro que atende a minha família  inteira, como também pelos médicos lá do hospital municipal, atendem super bem o pessoal, também os servidores dos ultrassons, os médicos só tenho por eles, gratidão mesmo”, finalizou.

Marcela Américo, secretária de saúde fez um breve resumo sobre a atividade realizada no bairro.

“Realizamos mais uma atividade na atenção básica! Incentivo ao aleitamento materno às gestantes da Palmiteira, a amamentação não é fácil, mas com informações e com uma boa rede de apoio as chances da mãe e do bebê na lactância é maior”, finalizou.

Redação Cleber Batista