Quase 200 jovens receberam Certificado de Dispensa de Incorporação nesta sexta

Data: Sexta-feira, 04/04/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

Na manhã desta sexta-feira 04/04/2014 quase 200 (duzentos) jovens receberam o CDI, Certificado de Dispensa de Incorporação. O ato aconteceu na quadra coberta anexa ao ginásio municipal.

A entrega do CDI foi feita pelo Tenente Ednilson de Lima Bezerra, da 13ª Delegacia do Serviço Militar e pelo Secretário de Planejamento Robsosn Amorin Machado, que no ato representou o Prefeito Hermes Bergamin, logo após os compromitentes terem realizado o juramento a Bandeira Nacional.

JURAMENTO

Todos os brasileiros ao atingirem a idade de 18 (dezoito) anos, por intermédio do alistamento, apresentam-se para o cumprimento do sagrado dever do Serviço Militar, o Tenente Bezerra explica que muitos jovens são dispensados do Serviço Militar por motivos alheios. “Com virtude da impossibilidade de incorporação ou matricula de todo o contingente alistado nas Organizações Militares e, portanto, por motivos alheios à própria vontade, muitos são dispensados da prestação do Serviço Militar inicial, fazendo jus ao Certificado de Dispensa de Incorporação”.

JURAMENTO

Ao receber o certificado, o jovem presta com solenidade, o compromisso à Bandeira Nacional e fica sujeito a convocações de emergência, para evitar a perturbação ou para a manutenção da ordem publica, em casos de calamidade pública ou em situação de mobilização, de acordo com Tenente Bezerra, tais jovens são elementos imprescindíveis da reserva das Forças Armadas e necessários para a defesa da Pátria.

IMAGEM

O jovem que completou 18 anos ou o adulto com idade até 45 anos que não realizou o juramento a bandeira e, portanto, não tem o documento de Dispensa de Incorporação, deve procurar a 13ª Delegacia do Serviço Militar para providenciar o documento. Sem o mesmo o cidadão fica impossibilitado de diversas ações, tais como realizar concurso público, prestar vestibular, retirar passa porte entre outros.