Juína contra a Dengue

Data: Terça-feira, 04/02/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

A equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juína deu início na tarde desta terça-feira (04/03/2014) ao trabalho de conscientização a respeito do combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes Aegypti. Esta primeira etapa do trabalho esta sendo feito nos comercio da cidade.

“Nos estamos passando no comercio juntos aos agentes de endemias, entregando ao proprietário e colaboradores, um panfleto com informações importante a respeito da dengue, a forma de combater o mosquito Aedes Aegypti, o objetivo é fazer com que a população intenda a lei nº1150/2010 que é a lei municipal de combate a dengue e a lei nº1137/2009 que é a lei municipal de limpeza urbana”. – esclarece Laercio Faria, coordenador de ENDEMIAS da Vigilância em Saúde.

De acordo com a lei municipal nº1150/2010, as residências e/ou terrenos baldios que apresentem os problemas que possam ser considerados criadouros para o mosquito Aedes Aegipty, estarão em desacordo com a lei citada. O descumprimento desta lei acarretará em notificações e multa que pode variar de 319,14 (trezentos e dezenove reais e quatorze centavos) a 1.276,56 (um mil e duzentos e setenta e seis reais e cinquenta e seis centavos).

Em relação à lei de limpeza urbana nº 1137/2009, a mesma diz que os proprietários de terrenos baldios deverão garantir a manutenção e limpeza adequadas (livre de lixo, entulho, mato, etc.) a fim de respeitar as normas de limpeza urbana, bem como evitar o acúmulo de matérias que facilitem o surgimento de criadouros do mosquito.

Vale ressaltar aos proprietários de borracharias e a população em geral, que os pneus usados e descartados, que não estiverem protegidos da chuva, deverão ser entregues no depósito municipal Localizado no setor industrial todas as terças e quitas.

De acordo com Farias, os números são satisfatórios em relação às notificações de casos de dengue, porem para manter as estatísticas favoráveis a população, todos devem combater a dengue, a final este é um dever de todos.