Secretária de Saúde se reúne com médicos das unidades básicas para debater sobre campanha de Hanseníase no município

Data: Quinta-feira, 16/08/2018 15:10
Fonte: Rosi Zimpel

A Secretária de Saúde de Juína Leda Villaça se reuniu na semana passada com as equipes de saúde das 11 unidades básicas para uma avaliação das demandas e dos atendimentos ao público do primeiro semestre de 2018 e principalmente para debater sobre a campanha de Hanseníase que está sendo feita no município.

Juntamente com a secretária, se fizeram presentes médicos e enfermeiros que atuam nos PSFs, como também os profissionais de Centro de Reabilitação e de Referência.

Durante a reunião a Leda explanou algumas situações como demandas de atendimentos, pedidos de exames e outras situações do dia a dia nas unidades, ressaltou a importância do atendimento humanizado e falou da preocupação com o grande número de casos de Hanseníase que já ultrapassa 269 confirmados, desses mais de 45 foram diagnosticados dentro do CDP – Centro de Detenção Provisória de Juína.

De acordo com a secretária essa campanha tem gerado um grande fluxo de pessoas buscando pelo exame nas unidades de saúde e os profissionais tem correspondido com eficiência e agilidade tanto no atendimento, quanto no acompanhamento do paciente como da sua família que também precisa ser avaliada.

Vale lembrar que a hanseníase é uma doença crônica com capacidade de infectar grande número de indivíduos, acometendo principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

O tratamento e o acompanhamento são oferecidos de forma gratuita pelo SUS.

Durante a reunião cada responsável por sua unidade falou sobre seu compromisso com a campanha e das orientações que estão sendo passadas para as famílias assistidas em suas unidades.

Por fim Leda agradeceu a presença de todos e parabenizou pelo ótimo trabalho desempenhado nessa campanha.