Profissionais da saúde participam de Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica

Data: Quarta-feira, 11/07/2018 16:53
Fonte: Rosi Zimpel

Foi realizado nos dias 03 e 04 de julho em Cuiabá, o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica, o evento tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso.

O objetivo do encontro é fortalecer a Atenção Básica nos municípios e desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade no atendimento à saúde da população. Foram disponibilizadas 2 vagas para cada município para participar dessa capacitação. Representando Juína foram Leda Vilaça Secretária de Saúde e Ágata Barbosa Coordenadora da Vigilância em Saúde.

De acordo com dados do IBGE de 2017, Mato Grosso possui 3.344.544 habitantes distribuídos em 141 municípios, sendo eles divididos e organizados em 16 regiões de saúde que contam com o apoio e suporte dos Escritórios Regionais de Saúde que têm por finalidade garantir a gestão da Saúde em todas as regiões mato-grossenses. Cada escritório possui na sua estrutura uma referência técnica responsável pelo monitoramento e apoio das ações da Atenção Primária em cada região.

Nesse evento a secretária de saúde de Juína foi convidada a expor a atuação da atenção básica com o reconhecimento do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde como sendo uma experiência exitosa e na oportunidade Leda apresentou os resultados dos investimentos que estão sendo feitos nas unidades de saúde tanto na parte física como no funcionamento e os bons resultados através do trabalho integrado entre toda a equipe de saúde do município.

Para a secretária esse foi um momento extremamente proveitoso para colher novas experiências bem como compartilhar aquilo que vem dando certo no município.