Servidores da saúde se reúnem para discutir sobre a Programação Pactuada Integrada dos municípios pertencentes ao Polo Regional

Data: Terça-feira, 22/05/2018 14:34
Fonte: Rosi Zimpel

Os servidores representantes de todos os órgãos relacionados à Saúde se reuniram para discutir a Programação Pactuada Integrada (PPI), e traçar diretrizes para a saúde regional de média e alta complexidade. O encontro está acontecendo na sala de reuniões do Escritório Regional de Juína.

A Programação Pactuada e Integrada é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) onde através do planejamento são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada município pertencente ao polo regional, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde em Juína.

O objetivo desse encontro é organizar a rede de serviços que engloba, Hospital Municipal, UPA 24 horas, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Centro de Reabilitação, CAPS, CTA, Laboratório Municipal e Secretaria de Saúde para uma prestação de contas, discutir os critérios e parâmetros pactuados com os municípios, limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios.

Para a secretária de saúde Leda Vilaça esse encontro é importantíssimo para destacar as melhorias que tem sido feita nessa gestão, bem como pontuar situações que necessitam de reorganização para melhor atender o município e toda a região.

O encontro que teve início no dia 21 deverá ter o seu encerramento no dia 23 de maio após a conclusão do PPI para esse ano de 2018, vale ainda ressaltar que todo o planejamento feito poderá sofrer algumas alterações dependendo da situação, como esclareceu a Assistente Administrativa do Escritório Regional de Saúde Juciane Alves.

“Essa programação pode ser alterada uma vez que os profissionais que aqui estão reunidos entendam que será necessária uma exclusão de serviço ou até mesmo o acréscimo para atender a demanda de todos os municípios, é com base nos planejamentos anteriores que estamos traçando esse para o ano de 2018” explicou.

Os municípios pertencentes ao Polo regional de saúde são Brasnorte, Colniza, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, Castanheira e Juína.