Prefeito Altir Peruzzo se reúne com a bancada federal em Brasília para discutir critérios na distribuição de recursos para saúde

Data: Quarta-feira, 09/05/2018 09:46
Fonte: Rosi Zimpel

O prefeito Altir Peruzzo esteve em Brasília no dia 8 de maio participando de uma reunião na bancada federal de Mato Grosso para discutir sobre a destinação de recursos para a saúde. Na oportunidade o prefeito esteve também representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde do qual é presidente.

Serão destinados para o estado em média 56 milhões através de emenda de bancada para a alta e média complexidade na área da saúde. Esse montante será dividido entre os consórcios intermunicipais de todo o estado e o objetivo principal dessa reunião foi estabelecer critérios para a distribuição desse recurso para cada um desses consórcios.

Dentre os critérios estabelecidos será levado em conta o número populacional e de pacientes atendidos nos hospitais regionais ou municipais que é o caso de Juína. Os municípios da região noroeste que fazem parte desses consórcios Intermunicipal do Vale do Juruena são: Colniza, Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, Castanheira e Juína.

Durante o seu discurso Altir falou do atraso de 8 meses nos repasses por parte do governo do estado e ressaltou o fato de que o Hospital Municipal de Juína não é regional mas no entanto é a unidade de referência para todos os municípios que integram o consórcio e expôs alguns números de atendimentos, exames, cirurgias e populacional que a unidade municipal vem atendendo e salientou aos parlamentares que se atentem para estas informações no momento em que será feita a distribuição desses recursos, uma vez que a maioria dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do estado contam com Hospitais Regionais que estão bem mais equipados e recebem mais recursos para essa área do que os hospitais de referência que é o caso de Juína.

Vale lembrar que essa será uma emenda de bancada que será destinada ainda esse ano, mas deverá ser liberada somente no segundo semestre de 2019. De acordo com o prefeito e presidente do consórcio, essa foi um anova forma encontrada pelos parlamentares para destinar esses recursos à saúde uma vez que no ano passado também foi feito um repasse ao estado para que o mesmo amenizasse suas dívidas com os municípios mais isso não aconteceu, por esse motivo esse recurso será destinado diretamente aos municípios através dos consórcios de acordo com os critérios estabelecidos acima citados.