Juína atinge ótima colocação após apresentação de resultados do PDI desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado

Data: Quinta-feira, 29/03/2018 10:19
Fonte: Rosi Zimpel

Foi realizado nos dias 22 e 23 de março uma reunião para a apresentação de resultados e assessoramento para os secretários e demais servidores da Prefeitura Municipal de Juína.  Esse evento está inserido nas ações do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O evento que é uma parceria entre o TCE e a Prefeitura Municipal, foi organizado pela coordenadora responsável pelo PDI no município Viviane dos Anjos Pinheiro e teve a colaboração do professor consultor do PDI José Jaconias da Silva que acompanhou essa apresentação de resultados de cada secretaria e também assessorar o trabalho de lançamento dos dados que são publicados no site do programa.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

No estado são 24 municípios que fazem parte desse programa onde o foco é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.

Todos os projetos foram estruturados de forma transversal e integrada com a finalidade de otimizar a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade com a função de introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social a curto, médio e longo prazo.

No primeiro momento da apresentação houve uma interação entre todos os servidores de todas as secretarias para debate e a troca de experiencias sobre o programa e posteriormente cada secretaria fez a apresentação individual dos resultados de 2017.

De acordo com o consultor do PDI José Jaconias, o município de Juína está em uma boa colocação com relação aos demais municípios participantes do programa e isso é medido pelo próprio programa através dos lançamentos que são feitos em cada área de cada secretaria apontando assim os índices que foram estabelecidos como meta para o ano de 2017.

Para o consultor essa apresentação foi extremamente satisfatória e sua expectativa é de que a cada apresentação os resultados sejam ainda mais satisfatórios uma vez que há um empenho de toda a equipe responsável pelo PDI em Juína e o comprometimento dos servidores responsáveis pelos lançamentos das informações no programa.

Além da apresentação de resultados do ano de 2017, durante esses dois dias também foi debatido e estabelecido com cada secretaria as metas que deverão ser propostas para 2018.