Prefeitos se reúnem com diretor do Dnit para discutir sobre pavimentação da BR 174 trecho Castanheira a Colniza

Data: Segunda-feira, 26/03/2018 11:17
Fonte: Rosi Zimpel

O prefeito Altir Peruzzo, juntamente com os prefeitos das cidades de Cotriguaçu Jair Klasner e Castanheira Mabel Milaneze participaram de uma reunião na última semana com o diretor geral do Dnit de Mato Grosso para discutir sobre o andamento da obra de pavimentação de 272 km da BR-174, entre Castanheira e Colniza.

O maior entrave para a liberação da obra até o momento é o estudo de componente indígena uma vez já que a rodovia está em área indígena e sem esse estudo não é possível iniciar a obra.

De acordo com Altir, está em andamento um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permite que os trabalhos de pavimentação sejam iniciados concomitantemente com os estudos indígenas. Esses levantamentos devem demorar cerca de dois anos para serem concluídos mas caso o termo seja acordado com o MPF, os trabalhos poderão iniciar antes, destravando o início das obras.

Já está disponível na conta do estado cerca de R$ 45 milhões que podem ser usados para o início das obras já no próximo período de estiagem. A pavimentação asfáltica dos 272 km da BR-174 é uma obra que é de responsabilidade da Sinfra em convênio firmado com o Dnit e é aguardada pela população da região há décadas e considerada fundamental para a sobrevivência na região.

De acordo com os prefeitos dos municípios locais, a região Noroeste do estado pode produzir até 1,5 milhão de hectares sem provocar nenhum desmatamento, por meio da integração lavoura-pecuária.

Outro assunto que também foi discutido na reunião foi a federalização da BR 174 no trecho de Juína a Castanheira que ainda é uma rodovia estadual. Na época da federalização esse trecho ficou de fora por conta da pavimentação que estava acontecendo por parte do estado e desde a outra gestão o prefeito Altir Peruzzo vem batalhado para que esse trecho seja federalizado para facilitar a busca de recursos através do governo federal junto ao Dnit para a manutenção dessa BR que liga Juína a Castanheira.