Agentes de Saúde e Endemias visitam Casa de Passagem e recebem capacitação sobre Saúde Mental

Data: Quarta-feira, 21/03/2018 08:53
Fonte: Rosi Zimpel

Iniciou nesta segunda-feira 19, uma capacitação para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE). As aulas ministradas durante essa capacitação têm por objetivo esclarecerem duvidas e preparar esses profissionais na área de saúde mental.

O curso terá a duração em média de 40 horas e segue até sexta-feira 23, no auditório do CREAS. Durante as aulas serão abordados inúmeros temas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é oferecido pela Atenção Básica do município, e conta com o auxílio de uma profissional de Cuiabá para trabalhar com esse tema em específico.

Segundo Célia Perez, nessa capacitação está sendo realizada uma orientação e desmistificação sobre saúde mental no intuito de refletir e reconstruir os pré-conceitos diante dos desafios atuais considerando a necessidade de repensar o bom desempenho no trabalho na tentativa de oferecer subsídios para melhor atender a população.

Esse é o segundo grupo que faz o treinamento, no primeiro grupo participaram 40 profissionais e neste são 23.  Ao falar sobre o assunto, Célia revelou que as capacitações, promovidas para as ACS sobre saúde mental na Atenção Básica, visam contribuir com a identificação de casos existentes no seu território de atuação além de fazer com que elas compreendam a forma como se dá a construção da rede de atenção.

Após repassado o conhecimento teórico todos os participantes foram até a Casa de Passagem do município para conhecer como funciona na pratica o trabalho com pessoas com esse tipo de problema. Daniel Honorato que é coordenador da Casa de Passagem repassou algumas experiencias de quem já trabalha há muitos anos com essas pessoas com problemas com dependência de álcool e drogas, além de problemas psicológicos. Durante a tarde a visita foi na casa de recuperação de dependentes Ebenezer.

Para os profissionais que atuam diretamente com essas situações nas famílias assistidas por eles, essa capacitação é de extrema importância para o bom desempenho no trabalho de cada um.