Secretaria de Agricultura certifica produtos da agricultura familiar

Data: Segunda-feira, 04/12/2017 14:36
Fonte: Rosi Zimpel

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sebrae e produtores rurais do município desenvolveram um Selo denominado “Sabores de Juína” que tende a certificar a qualidade dos produtos comestíveis que são fabricados de forma artesanal na própria residência do produtor.

O lançamento do selo aconteceu neste domingo 03, na feira Municipal com a presença de autoridades, feirantes e agricultores em geral. A Secretaria de Agricultura regulamentou a produção artesanal desses alimentos através de uma fiscalização feita pelos técnicos da própria secretaria nas propriedades dos produtores que aderiram ao projeto. Os produtos são os mais diversos como: biscoitos, pães, massas e bolos, temperos, doces e geleias por exemplo.

Os produtores que se interessarem em aderir ao selo de qualidade para os alimentos caseiros podem procurar a Secretaria de Agricultura com os documentos pessoais e fazer a sua inscrição, vale ressaltar que é totalmente gratuita a adesão ao projeto e o produtor deverá se enquadrar nos critérios estabelecidos que são: Ter um local específico para a manipulação dos produtos, a fabricação deve ser caseira e ter os cuidados necessários com a higiene.

Esse selo beneficia pequenos produtores, que hoje comercializam produtos artesanalmente e poderão comercializá-los na feira e tambem nos comércios do município. Quem também será beneficiado serão os consumidores, que terão a garantia de qualidade na hora da compra do produto caseiro.