SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Data: Quinta-feira, 16/11/2017 08:11
Fonte: Rosineide Conceição

Neste ano de 2017 o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu do Ministério da Saúde em Janeiro 01 Ambulância para renovação da Frota de Atendimento Móvel de Urgência Suporte Avançado - USA. A aquisição é uma pareceria da Prefeitura Municipal de Juína, Secretaria Municipal de Saúde e Governo Federal, sendo este um ganho imensurável a população Juinense e Região Noroeste de Mato Grosso, trazendo benefícios aos usuários no Atendimento Pré Hospitalar com maior eficiência, resolutividade e qualidade.

O SAMU 192 de Juína é constituído por 20 profissionais socorristas, sendo eles: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Tais servidores do município atuam na área de Socorro e Emergência de maneira empenhada, ética e árdua, haja vista, estarem em contato com situações tristes e inesperadas pelas vítimas sejam elas, recém-nascidos, crianças, adultos ou idosos, ocorrências que situam em lugares muitas vezes de difícil acesso e fora do perímetro urbano.

O SAMU 192 está em funcionamento no município de Juína desde o ano de 2010 e a Base Central de Regulação é Cuiabá – MT, sendo que a principio tinha como sede o Hospital Municipal de Juína e a partir de 2012 funciona anexo a UPA 24 horas de Juína.

De Janeiro a Outubro de 2017 foram realizados 2.079 atendimentos pelas equipes do SAMU 192 e as principais ocorrências estão relacionadas a acidentes de trânsito, cuidados clínicos, surtos psiquiátricos, entre outros:

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS                                                                           QUANT.
 EMERGÊNCIAS CLINICAS        971
ACIDENTE DE TRÂNSITO (motos, carros e bicicletas)         250
PAF – ACIDENTE POR ARMA DE FOGO         12
PAB – ACIDENTE POR ARMA BRANCA         17
PSIQUIÁTRICO (surtos psicóticos, tentativas de suicídios, entre outros)         63

Os Médicos e Enfermeiros do SAMU 192 de Juína participaram de uma Capacitação para Atendimento de Urgência e Emergência do Adulto com Simulação Realística realizado no Hospital Albert Einstein em São Paulo no período de 03 a 04 de Julho. Essa capacitação foi solicitada pela Coordenadora do SAMU 192 de Juína Rosineide Conceição dos Santos Vasconcelos ao Ministério da Saúde, sendo atendida de imediato.

Para garantir um melhor atendimento e condições de trabalho às equipes do SAMU 192 de Juína a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde adquiriram neste mês de Novembro vestimentas completas a todos os profissionais que atuam nas equipes, sendo que, tais vestimentas são os Equipamentos de Proteção Individual – EPI obrigatório: camisetas, botas, bonés, macacões, calças e gandolas. Foi adquirido ainda um Ventilador Pulmonar novo para a Ambulância de Suporte Avançado.

A coordenadora do SAMU 192 de Juína Rosineide ressalta que as equipes do SAMU estão à disposição para atender a população sempre que houver um chamado, porém, os chamados devem ser feitos de forma responsável a Central 192 de Cuiabá, visto que, as Bases de Juina estão ligadas diretamente a Central de Regulação de Urgência e Emergência Cuiabá – MT.