BIBLIOTECA MUNICIPAL E CEFAPRO INICIAM PROGRAMAÇÃO DO NOVEMBRO NEGRO COM OFICINAS DE BONECAS ABAYOMI

Data: Segunda-feira, 06/11/2017 17:34
Fonte: Equipe Cultura

O mês de novembro chegou, e com ele uma vasta programação alusiva ao mês da Consciência Negra. Para começar, a Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana e o CEFAPRO - Centro de Formação para Professores, realizaram na tarde de hoje, 06 de novembro, uma oficina de Bonecas Abayomi com professores da rede pública de ensino.

De acordo com Patrícia Itaibele, coordenadora do programa municipal de fomento a leitura e instrutora da oficina, a confecção da boneca tem um grande significado para a cultura afro-brasileira, pois representa as múltiplas etnias africanas.

“A atividade é rica em todos os sentidos e é ainda a oportunidade de nos colocar em permanente contato com nossas raízes. As Abayomi não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas”, afirmou Itaibele.

O Mês de Novembro terá ainda programações que incluem outras oficinas, Palestras, Teatros, Contação de Histórias e Desfiles.

Conheça a história da Boneca Abayomi

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.

Texto: Equipe Cultura