Sebrae, Prefeitura e Associação Nova Conquista inauguram primeiro ECOPONTO em Juína

Data: Terça-feira, 02/05/2017 00:00
Fonte: Mario Alvim

Dentre as atividades de lançamentos e inaugurações de obras e serviços constantes da programação em comemoração 35º aniversário de Juína, foi inaugurado nesta terça-feira (02) na Avenida Nove de Maio, em frente à Sede do SEBRAE, o primeiro ecoponto de coleta seletiva de resíduos sólidos construído em Juína através de SEBRAE-MT, Iniciativa Privada, Municipalidade e Associação Nova Conquista.

O evento como, em todas as atividades, vem contando com a presença marcante dos vereadores que tem aproveitado e oportunidade para destacar a importância do trabalho harmônico entre os poderes e a população, também estiveram presentes o prefeito - Altir Peruzzo, o vice - Luís Braz, o gerente local do SEBRAE - Vladimir Alves da Silva, a presidente da Associação Nova Conquista - Anaélia Braga de Almeida, além de Secretários e população em geral.

Vladimir, presidente do SEBRAE de Juína, enfatizou a importância desta parceria e ressaltou que este não é o primeiro ecoponto inaugurado em Juína e sim o primeiro do Estado e, acredita que não ficara só neste, pois entende que a coisa mais importante para um projeto ser exitoso é a disposição dos parceiros e isso ele tem encontrado em todas as partes. Vladimir informou ainda que será realizado um trabalho de conscientização no comércio visando à separação dos resíduos recicláveis.

Para Anaélia, a cooperativa cumpre um papel social e ambiental importantes na vida do município. Social, pois representa a sobrevivência de pessoas, mulheres em sua maioria, que retiram desta atividade o seu sustento. Ambiental, pois esta atividade retira toneladas de materiais inorgânicos que estariam sobrecarregando o Aterro Sanitário e, com isto aumentando a vida útil do Aterro Sanitário. Anaélia ressaltou ainda que a sobrevivência da associação passa obrigatoriamente pelas parcerias e, em especial, a conscientização da população em geral.

O prefeito, Altir Peruzzo, manifestou sua alegria por estar inaugurando uma obra que se destaca não por sua imponência, mas sim pelo seu resultado onde, uma ação ainda que pequena, envolva o executivo, legislativo, iniciativa privada e entidades de classe entorno de um objetivo maior que é a conscientização da população para um problema, que se faz urgente, a destinação correta dos resíduos sólidos.

Segundo Altir, a formação desta cooperativa foi pensada ainda em 2002 quando ouve uma grande mobilização da população juinense pela elaboração do PGIRS (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) em que os munícipes apontaram rumos para a destinação correta das toneladas de resíduos que a população descarta diariamente. Ainda em 2009 foi iniciada a construção do Aterro Sanitário Municipal conforme preconiza a legislação ambiental, porem nos últimos anos, por descaso, esta indispensável obra foi deteriorada e praticamente transformada em lixão.

Altir, no entanto, ressaltou que sabe da importância de governar com responsabilidade e que o município não estará medindo esforços para recuperar o Aterro Sanitário. Acredita que a população possa cada vez mais se conscientizar da responsabilidade de cada um na destinação correta dos seus resíduos e que o ato de separar passe a ser pratica comum na vida da população, destinando ao Aterro Sanitário somente aquilo que não tenha outra destinação. Finalizou.